Exportações para o Chile e Qatar


Chile

A notícia de abertura do mercado chileno para a carne fresca de bovino foi dada há poucos dias. Menos de um mês depois, a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que Portugal também está habilitado a exportar produtos à base de carne de bovino para o Chile.

Conforme informação transmitida pelas autoridades chilenas, os operadores interessados em exportar estes produtos para o Chile devem ser previamente registados na Base de Dados do Serviço Agrícola e Pecuário Chileno (SAG).

Processo de registo

Para conhecerem os requisitos inerentes ao processo de registo, as empresas interessadas deverão contactar as Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária da sua Região (DSAVR) ou aos serviços competentes das Regiões Autónomas (RA), a fim de conhecerem os requisitos de exportação, bem como, os procedimentos conducentes ao seu registo como operadores habilitados a exportar para o Chile.

Os operadores interessados deverão remeter toda a informação de registo à sua DSAVR até ao dia 23 de Março de 2018.

Fonte: Agricultura e Mar Actual 26/02/2018

 

Qatar

Os produtores pecuários de carne bovina podem voltar a exportar para o Qatar. A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que foi desbloqueada a interdição de exportação de carne de bovino, imposta pelo Qatar a Portugal.

Assim, Portugal está novamente autorizado a exportar carne e produtos cárneos de bovino para tal país.

Encefalopatia Espongiforme Bovina, a culpada

A decisão do Qatar colocar Portugal, entre outros países, numa lista de países interditos a exportar carne de bovino, baseada num histórico de casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), foi finalmente revertida após Portugal “evidenciar junto do Qatar que é considerado pela OIE como um país de risco negligenciável em relação à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB)”, explica fonte da DGAV.

Fonte: Agricultura e Mar Actual 05/03/2018